Antes da Primavera

O que fazer no jardim antes da primavera.

Jardim feito pela Botânica

Setembro é o mês que a primavera chega e é ideal usar o começo desse mês para preparar o seu jardim para uma primavera muito mais florida e vistosa – mesmo para um jardim de varanda ou dentro de casa.

Jardim feito pela Botânica (Crassula)

Pensando nisso, separei algumas ações práticas e dicas para você usar no seu jardim.

A primeira dica é: faça uma poda. Ou seja, retire galhos e folhas secas presas nas plantas. Corte galhos podres ou com fungos e brotos mal formados. Essa prática estimula novos brotos e poupa a planta de gasto desnecessário de energia.

Retire do solo as “ervas daninhas”, que na verdade são as plantas que você não tem interesse. Elas não são necessariamente “daninhas”. Leia mais no post “Será que é praga?“. Mas elas vão usar os nutrientes do solo que poderiam ser direcionados para suas plantas de interesse.

Oxalis oregana

 

Faça uma boa adubação. Eu sempre recomendo insumos orgânicos porque não prejudicam a saúde de quem os produz nem daqueles que os aplicam. Além de não contaminar os animais que circulam pelo jardim, inclusive seus pets e crianças. Se você não tem composteira, você pode comprar o adubo orgânico que pode ser líquido (chorume) ou sólido (próprio resíduo da composteira). Um dos melhores é o Bokashi que você pode conhecer mais clicando no post “Bokashi: que adubo é esse” e comprando aqui. Essa prática, com certeza, vai intensificar a floração do seu jardim.

Não se esqueça de protejer o solo. Você pode cobri-lo com pedrinhas ou cascalho, particularmente eu prefiro pedrinhas. Isso é importante par ajudar a manter a terra úmida e adubada mais tempo, evitando que os raios solares toquem a terra.

Se você está querendo plantar novas espécies ou novas mudas ou até mesmo mudar plantas de lugar, esse é o momento de preparo do solo (adubando e aerando), deixe para comprar e plantar as novas mudas depois que a primavera chegar e trouxer as chuvas e as temperaturas mais quentes. Durante a primavera é a época que as plantas se adaptam melhor aos novos locais, mas isso não te impede de deixar tudo pronto antes.

Jardim feito pela Botânica (Kalanchoe)

Agora é só esperar a primavera chegar e esse ano ela chega dia 22 de setembro de 2017 às 17h02′.

Todas as fotos são de autoria de Thaysa Passi e tem seus direitos reservados.

 

Posted in Cultivo, Tudo Sobre Plantas and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *