Pata de Urso

Saiba mais sobre a Cotyledon tomentosa e como cuidar

foto de Thaysa Passi

As patas-de-urso (ou patinhas-de-urso) são suculentas com folhas que se assemelham a pequenas patas de urso em função das folhas dentadas e pelos pelinhos em toda a extensão da planta. Podem ser criadas em jardim e vão muito bem em vasos dentro de casa (bem iluminada com um pouco de sol pela manhã ou à tarde. Se o ambiente não recebe luz solar direta, mas é bem iluminado, as folhas crescerão mais espaçadas, como na foto abaixo.

foto de Thaysa Passi

As flores são alaranjadas em forma de sinetas e brotam na primavera, se receberem luz solar fraca por pelo menos 3 horas. Luz solar fraca é aquela do amanhecer ou entardecer, nada de deixa-la no sol do meio dia. O solo deve ser bem drenado, preferencialmente mais arenoso, para que não haja retenção de água nas raízes. Você pode misturar duas partes de terra adubada com uma parte de areia ou pedriscos pequenos, caso queira garantir a drenagem adequada.

foto de Thaysa Passi

Para aguar, espere o solo secar totalmente e então molhe abundantemente (não se esqueça da drenagem, não deixe encharcar). No verão, o solo seca mais rápido então você deverá regar mais. Dependendo da região e das condições da planta, a rega pode acontecer 3 vezes por semana. No inverno, a freqüência de regas cai para uma vez por semana.

foto de Thaysa Passi

Para fazer brotos, é só cortar pequenas talos da planta e enfiar na terra. Ou você pode retirar uma folha e deixar sobre a terra, em 15 a 30 dias as raízes começam a aparecer. Adubação preferencialmente orgânica, aqui nesse link você encontra um dos melhores,  uma (ou duas) vezes ao mês durante a primavera e o verão. Durante o inverno não há necessidade de adubar. Vale lembrar que essa espécie não resiste à geadas.
Posted in Raio-X da Planta, Suculentas, Tudo Sobre Plantas and tagged , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *