Por que consumir frutas e legumes da estação?

Afinal, qual o benefício de comer frutas e legumes da estação?

As frutas e legumes se desenvolvem em determinados (e diferentes) períodos do ano com condições climáticas específicas, como temperatura, luminosidade (quantidade e intensidade de luz solar) e, obviamente, regime de chuvas.

Consumir os alimentos da estação é mais nutritivo porque o alimento consegue se desenvolver melhor nas condições adequadas ao seu crescimento e amadurecimento, oferecendo uma qualidade nutricional maior. Os nutrientes se encontram nas quantidades adequadas e o sabor e o aroma são mais intensos, ou seja, de maior qualidade para o consumo.

Teoricamente, os alimentos não precisam receber agrotóxicos ou outros produtos químicos para amadurecer os alimentos. Lembrando que esses tipos de substâncias não são facilmente lavados dos alimentos e podem causar alergias e intolerâncias nas pessoas. Lembrando que também contaminam o solo, outras culturas e os animais. (Vale lembrar que os alimentos orgânicos são comercializados com etiquetas dizendo que eles de fato são orgânicos. Se tiver dúvida, pergunte ao vendedor.)

Além disso, consumir vegetais da época é mais barato.

Quando compramos alimentos fora da estação, elas são importadas e, consequentemente, mais caras em função do gasto com combustíveis para o transporte e importação dos mesmos e de ambientes climatizados para mante-los em bom estado.

Ou seja, consumir vegetais da estação é mais nutritivo, saboroso e econômico, além de diminuir a emissão de gases na atmosfera, reduzindo sua pegada ecológica e protegendo o meio ambiente.

Posted in Consumo and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *