Orelha de Gato

 

Saiba mais sobre a Kalanchoe tomentosa e como cultivá-la

Essa charmosa suculenta, conhecida como Orelha de Gato ou planta panda é nativa de Madagascar. Como uma boa suculenta, ela tem as folhas inchadas com grande quantidade de água armazenada e uma camada de pequenos pelos que dão um aspecto de pelúcia.


Com aspecto de arbusto, essa suculenta cresce isoladamente ou em canteiros com mais suculentas e pode atingir até 60cm de altura. As folhas tem as bordas avermelhadas ou em tons de marrom onde os pelinhos também são coloridos. Esses pelinhos são na verdade tricomas e previnem a transpiração excessiva da planta e refletem parte da luz do sol intensa que recebem.

As florações são raras quando não estão no habitat natural, e se parecem com as folhas, cobertas de pelinhos. As flores, quando aparecem, brotam na primavera/verão.

Por ser uma suculenta, necessita de um solo bem drenado e fértil, ou seja, não pode haver acúmulo de água no solo. Para aguar, espere o solo secar totalmente e então molhe abundantemente – não molhe as folhas. No inverno as regas deverão ser espaçadas para evitar apodrecimentos.

Essa planta precisa de pelo menos 4 horas de incidência solar, preferencialmente no começo do dia ou ao entardecer.

Porém, ela é uma das suculentas que podem ser cultivadas em vasos dentro de casa, lembre-se de misturar areia com terra vegetal adubada em partes iguais para usar como substrato. Coloque no fundo do vaso pedras e areia para que a drenagem ocorra melhor – aconselhável usar vaso com furo para prevenir contra afogamento das raízes. Se plantada em vasos sozinha, a troca para um vaso maior só a cada dois anos, pois seu crescimento é lento.

Se você quiser fazer brotos dessa suculenta é só retirar uma folha, colocar em cima da terra e aguardar as raízes e brotos saírem – o que devem acontecer em 13 a 30 dias. Você também pode cortar pequenos talos e enterrar que as raízes devem aparecer em 15 a 30 dias.

A adubação deve ser feita na primavera verão. Preferencialmente com adubo natural como bokashi (que você compra aqui), adubo de composteira (sólido ou líquido) ou qualquer outro que você conheça.

 

12 comentários em “Orelha de Gato”

    • Olá, Giovania.

      Eu não vi sua planta, mas se não for falta de água pode ser:
      -excesso de sol (combinados com falta de água)
      -falta de nutrientes, um bokashi resolve nesse caso
      -parasitas, que podem ser internos e microscópicos. Você pode arrancar as folhas feias e observar se continua amarelando. No caso de parasitas internos, não há muito a ser feito, já se forem externos você pode usar agua com sabão. Para tal, só misturar detergente ou sabão de coco com água e colocar em um borrifador, Borrife todos os dias até não ter mais insetos.
      Espero ter te ajudado.
      beijos

      Responder
  1. Oi, eu tenho uma dessa mas que não é a orelha de gato pois não fica marrom, mas é a mesma espécie. De dois dias pra cá algumas folhas foram para o lado e estão meio moles, mas de aparência parecem vivas e o tronco principal ta firme na terra… Eu tô desesperada pq eu amo ela e não sei o que pode tá acontecendo. Como eu posso te mandar uma foto pra você ver? Obrigada

    Responder
    • Oi Aline, importante atentar para alguns detalhes: como ta a terra? tá bem drenada? ela pega pelo menos 4 horinhas de sol? Pra mandar fotos só no instagram @a.botanica ou então voce pode marcar uma consultoria. beijos

      Responder

Deixe um comentário