Iluminação e Plantas
top of page
  • Foto do escritorPit

Iluminação e Plantas

Tudo que você precisa saber sobre iluminação ideal para suas plantas com imagens para você não errar.


Iluminação é um dos principais problemas que vejo minhas clientes enfrentarem com suas plantas. Iluminação inadequada pode levar sua planta a desenvolver doenças ou ficar mais suscetível a ataque de insetos e/ou fungos e bactérias. É possível identificar se o problema é iluminação pelos sinais que a planta dá.

Abaixo você vai entender melhor os tipos de iluminação e sinais das plantas.



 

Tipos de Iluminação em um ambiente.

Vamos primeiro ver como que a luz pode entrar pelo seu ambiente. O ambiente pode ser qualquer cômodo da casa, sala, quarto, cozinha, banheiro e corredor.



Na imagem podemos ver que em uma das janelas o sol entra dentro da sala. Se o sol se mantém de 3 a 6 horas, podemos dizer que temos uma meia sombra. Já na região próxima a outra janela a luz é indireta, ou seja, um ambiente bem claro e luminoso. Ideal para muitas espécies de sombra.


Não coloque plantas à mais de 2 metros (em alguns casos 1,5m) de distância da fonte de luz (as janelas ou sacadas).

A luminosidade além dessas distâncias não é suficiente para que as plantas fiquem bonitas, elas podem até sobreviver, mas muito provavelmente desenvolverão doenças ou não ficarão bonitas e vistosas.



O que é meia sombra?

Não vou te enrolar, meia sombra é quando o sol bate na planta por 4 a 6 horas.

Uma planta que precisa de meia sombra, necessita que o sol toque nas folhas por um período de pelo menos 4 horas.




Na imagem dá pra ver que o sol está encostando nas folhas. Geralmente, isso acontece nos horários mais quentes do dia, entre 11 e 16h, o que não é ideal para todas as plantas. Depende da espécie, então você precisa conhecer sua planta. Aqui no blog e no meu Instagram você vai encontrar mais de 100 plantas descritas com todos os cuidados necessários para cada uma.



O que é sombra?

Sombra é um ambiente com bastante claridade, mas o sol não toca as folhas.


Veja, não é um ambiente sem janela! A maneira mais fácil de identificar se a claridade é boa é se perguntar se dá pra ler um livro tranquilamente naquele ambiente sem ficar forçando o olho. Se a resposta é diferente de SIM, então a iluminação não é adequada para nenhuma planta, nem mesmo as plantas de sombra. Mesmo que você pense "ah dá pra ler um pouco", se não é confortável pra você vai ser impossível para qualquer planta. De qualquer maneira, minha recomendação é: não tenha plantas há uma distância maior de 2m da janela ou varanda. Especialmente se o sol não passa/entra nessa janela.



Na imagem acima, os cactos e suculentas estão em locais errados, assim eles vão pegar alguma doença (fungos) e estarão mais sucetíveis às cochonilhas. Nesses locais só dá pra colocar plantas de sombra tipo samambaias (se a distância da janela não for maior que dois metros). Cactos e suculentas precisam de sol batendo nas folhas, especialmente os cactos.


O que é sol pleno?

Sol batendo nas folhas mais de 6 horas.

Em geral, sol pleno é quando a planta está fora de casa. Quase impossível ter sol pleno dentro de casa.


E luz difusa?

Luz difusa é aquela luminosidade debaixo das copas das árvores como na figura abaixo.



As folhas filtram a luz solar que chega mais fraquinha nas plantas que estão abaixo das copas. Mas e como isso é aplicado na minha casa? Simples, com cortinas ou plantas mais resistentes à luz solar direta.


Cortinas ou persianas fazem o papel da copa das árvores e filtram a luz do sol. Isso no caso do sol entrar pela janela em questão. Se na sua janela não entra o sol direto, as cortinas podem dificultar o desenvolvimento das plantas e nesse caso, recomendo que você deixe as plantas o mais próximo da janela possível.




Ainda preciso de ajuda!

Se você ainda está com muita dificuldade para entender como é a luminosidade da sua casa, você pode marcar uma consultoria comigo. A consultoria pode ser agendada aqui no site mesmo ou por WhatsApp (11 93750 3135).

Se preferir um material tipo um manual, eu também tenho. Basta clicar aqui ou nas imagens abaixo.





Esse post foi útil? Deixe seus comentários, assim que possível responderei todos.



46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page