Tudo que você precisa saber sobre iluminação ideal para suas plantas com imagens para você não errar.
Iluminação é um dos principais problemas que vejo minhas clientes enfrentarem com suas plantas. Iluminação inadequada pode levar sua planta a desenvolver doenças ou ficar mais suscetível a ataque de insetos e/ou fungos e bactérias. É possível identificar se o problema é iluminação pelos sinais que a planta dá.
Abaixo você vai entender melhor os tipos de iluminação e sinais das plantas.
Tipos de Iluminação em um ambiente.
Vamos primeiro ver como que a luz pode entrar pelo seu ambiente. O ambiente pode ser qualquer cômodo da casa, sala, quarto, cozinha, banheiro e corredor.
Na imagem podemos ver que em uma das janelas o sol entra dentro da sala. Se o sol se mantém de 3 a 6 horas, podemos dizer que temos uma meia sombra. Já na região próxima a outra janela a luz é indireta, ou seja, um ambiente bem claro e luminoso. Ideal para muitas espécies de sombra.
Não coloque plantas à mais de 2 metros (em alguns casos 1,5m) de distância da fonte de luz (as janelas ou sacadas).
A luminosidade além dessas distâncias não é suficiente para que as plantas fiquem bonitas, elas podem até sobreviver, mas muito provavelmente desenvolverão doenças ou não ficarão bonitas e vistosas.
O que é meia sombra?
Não vou te enrolar, meia sombra é quando o sol bate na planta por 4 a 6 horas.
Uma planta que precisa de meia sombra, necessita que o sol toque nas folhas por um período de pelo menos 4 horas.
Na imagem dá pra ver que o sol está encostando nas folhas. Geralmente, isso acontece nos horários mais quentes do dia, entre 11 e 16h, o que não é ideal para todas as plantas. Depende da espécie, então você precisa conhecer sua planta. Aqui no blog e no meu Instagram você vai encontrar mais de 100 plantas descritas com todos os cuidados necessários para cada uma.
O que é sombra?
Sombra é um ambiente com bastante claridade, mas o sol não toca as folhas.
Veja, não é um ambiente sem janela! A maneira mais fácil de identificar se a claridade é boa é se perguntar se dá pra ler um livro tranquilamente naquele ambiente sem ficar forçando o olho. Se a resposta é diferente de SIM, então a iluminação não é adequada para nenhuma planta, nem mesmo as plantas de sombra. Mesmo que você pense "ah dá pra ler um pouco", se não é confortável pra você vai ser impossível para qualquer planta. De qualquer maneira, minha recomendação é: não tenha plantas há uma distância maior de 2m da janela ou varanda. Especialmente se o sol não passa/entra nessa janela.
Na imagem acima, os cactos e suculentas estão em locais errados, assim eles vão pegar alguma doença (fungos) e estarão mais sucetíveis às cochonilhas. Nesses locais só dá pra colocar plantas de sombra tipo samambaias (se a distância da janela não for maior que dois metros). Cactos e suculentas precisam de sol batendo nas folhas, especialmente os cactos.
O que é sol pleno?
Sol batendo nas folhas mais de 6 horas.
Em geral, sol pleno é quando a planta está fora de casa. Quase impossível ter sol pleno dentro de casa.
E luz difusa?
Luz difusa é aquela luminosidade debaixo das copas das árvores como na figura abaixo.
As folhas filtram a luz solar que chega mais fraquinha nas plantas que estão abaixo das copas. Mas e como isso é aplicado na minha casa? Simples, com cortinas ou plantas mais resistentes à luz solar direta.
Cortinas ou persianas fazem o papel da copa das árvores e filtram a luz do sol. Isso no caso do sol entrar pela janela em questão. Se na sua janela não entra o sol direto, as cortinas podem dificultar o desenvolvimento das plantas e nesse caso, recomendo que você deixe as plantas o mais próximo da janela possível.
Ainda preciso de ajuda!
Se você ainda está com muita dificuldade para entender como é a luminosidade da sua casa, você pode marcar uma consultoria comigo. A consultoria pode ser agendada aqui no site mesmo ou por WhatsApp (11 93750 3135).
Esse post foi útil? Deixe seus comentários, assim que possível responderei todos.
Comments