• Pit

Casca de ovo como adubo. Funciona?

Atualizado: 2 de mai.

Tudo que você precisa saber sobre casca de ovo como fertilizante e como usar.



Existem vídeos e tutoriais de como usar a casca de ovo para adubar vasos de plantas, mas será que essas receitas estão certas?


Vamos por partes.


O ovo

Répteis e aves se reproduzem através de ovos, conhecidos também como ovos calcários. O ovo foi a alternativa evolutiva de sucesso para a reprodução desses animais no meio terrestre. Aqui vou me ater a falar dos ovos de galinhas, que são os que usamos com mais frequência.

A casca do ovo evoluiu para oferecer proteção contra agressões físicas (mesmo sendo frágil para nós, ela confere uma proteção mecânica) e contra patógenos, ao mesmo tempo em que fornece necessidades metabólicas e nutricionais para o embrião em crescimento, ou seja, o bebê que se forma dentro do ovo se desenvolve na gema e se alimenta da clara.



A casca é composta de principalmente de carbonato de cálcio (mais de 90%) arranjado como cristais de calcita.

A produção global de ovos de galinha em 2018 foi superior a 76,7 milhões de toneladas. Além do uso como fertilizante, o uso das cascas de ovos passa tecnologias biomédicas que incluem a produção de lactato de cálcio, fosfato de cálcio e produtos para a área da saúde, enquanto as tecnologias químicas incluem processamento e produção de alimentos e catálise de óleo de biodiesel, juntamente com cálcio ativo, carbono, proteínas solúveis, cálcio orgânico e ultrafino e fontes de carbonato de cálcio. As tecnologias de engenharia abordam a engenharia de materiais e a produção de nanopartículas, enquanto as tecnologias ambientais dizem respeito à produção de biomassa, solubilização de lodo, bem como produção de adsorventes magnéticos e adsorção de metais pesados, orgânicos, nitrogênio total e flúor, poluentes do solo e compostos radioativos. Mas não vá achando que é só jogar casca de ovo que você vai despoluir seu solo, existe uma série de reações e protocolos para que isso seja feito. Aqui só estou narrando as inúmeras possibilidades para esse "resíduo".


Pra que serve o cálcio?

Dá pra usar como adubo?

Ainda preciso de ajuda!

Referências



 

Pra que serve o cálcio?

Conhecendo o Cálcio


O Cálcio (Ca) é considerado um macronutriente catiônico e secundário muito importante para o desenvolvimento das plantas, ele está intimamente ligado com a estrutura das células da planta e consequentemente com a estrutura da planta inteira.

Também participa de reações dentro da planta que ajuda a absorver outros nutrientes, aumenta a resistência da planta e na produção e germinação das sementes.


No solo, diminui a acidez do mesmo. Os solos de regiões áridas são os que possuem o cálcio em maior quantidade. Os solos argilosos possuem mais cálcio que os arenosos e que solos orgânicos recentemente drenados normalmente contem muito pouco cálcio. Outra característica importante é que ele se apresenta em concentrações muito baixas nos solos ácidos das regiões tropicais.


Mas como saber se o meu solo está deficiente? Pra isso você precisa fazer uma análise do solo, que deve ser feita por um engenheiro florestal ou agrônomo. Só esses profissionais podem fazer análises e sugestões para possíveis correções. Escolha profissionais que usam técnicas orgânicas e menos agressivas para o meio ambiente.

Deficiência de cálcio pode ser notada, as plantas dão alguns sinais como raízes menores, frutos pequenos, folhas novas enroladas, amarelento de folhas novas, infestação de cochonilha, plantas com desenvolvimento lento ou menor que o esperado. Esses sinais podem ser sinais de outras deficiências inclusive luminosa e de água. Para ter certeza se é deficiência de cálcio, precisa fazer a tal da análise do solo.


Dá pra usar como adubo?

Dá! Mas não é só jogar as cascas de ovo no vaso.


Para usar as cascas de ovo como fertilizante você vai precisar lavar as cascas e colocar pra secar bem num local ventilado e sombreado. Depois de secas, elas devem ser trituradas até virar pó. Recomendo que use um processador ou liquidificador. Armazene em recipiente limpo e seco.


Na hora de usar, só recomendo que você use quando for montar ou trocar de vaso. Misture quando tiver preparando seu substrato. A medida que encontrei nos estudos já feitos foi de 3 colheres de sopa para 4kg de substrato. Algo em torno de 1 colher de sobremesa por quilo de solo.


Como é um material que não é absorvido em grandes quantidades ou rapidamente, não deve ser usado mensalmente.


Estudos mostram que o uso da casca, em especial em conjunto com outros adubos orgânicos, melhoram o crescimento das plantas e confere até proteção contra infestação de insetos e doenças. Mas entenda, não é milagre! Não vai adiantar nada colocar esse pó e só. Ele é um complementar, precisa de outros adubos orgânicos como Bokashi, húmus de minhoca, estercos etc etc. Além disso, a iluminação deve ser adequada e a rega deve estar certinha.


Ainda preciso de ajuda!

Se você ainda está com muita dificuldade para entender como adubar suas plantas ou como cuidar delas, você pode marcar uma consultoria comigo. A consultoria pode ser agendada aqui no site mesmo ou por WhatsApp (11 93750 3135).

Se preferir um material tipo um manual, eu também tenho. Basta clicar aqui ou nas imagens abaixo.


Referências:

Ahmed TAE, Wu L, Younes M and Hincke M (2021) Biotechnological Applications of Eggshell: Recent Advances. Front. Bioeng. Biotechnol. 9:675364. doi: 10.3389/fbioe.2021.675364

Hamilton, R.M.G., 1982. Methods and factors that affect the measurement of egg shell quality. Poultry science, 61(10), pp.2022-2039.

Hincke, M. T., Nys, Y., Gautron, J., Mann, K., Rodriguez-Navarro, A. B., and McKee, M. D. (2012). The eggshell: structure, composition and mineralization. Front. Biosci. (Landmark Ed) 17, 1266–1280. doi: 10.2741/3985

King’Ori, A.M., 2011. A review of the uses of poultry eggshells and shell membranes. International Journal of Poultry Science, 10(11), pp.908-912.

Nikose, H.S. (2015) Egg Shell and Bio-Waste Manure. International Journal of Scientific & Engineering Research, 6, 1680-1685.

Mittal, A., Teotia, M., Soni, R.K. and Mittal, J., 2016. Applications of egg shell and egg shell membrane as adsorbents: a review. Journal of Molecular Liquids, 223, pp.376-387.

Ok, Y.S., Lee, S.S., Jeon, W.T., Oh, S.E., Usman, A.R. and Moon, D.H., 2011. Application of eggshell waste for the immobilization of cadmium and lead in a contaminated soil. Environmental geochemistry and health, 33(1), pp.31-39.

Radha, T. and Karthikeyan, G., 2019. Hen eggshell waste as fertilizer for the growth of Phaseolus vulgaris (cow pea seeds). Res. J. Life Sci. Bioinform. Pharm. Chem. Sci, 5, pp.398-406.

Taiz, L., Zeiger, E., Møller, I.M. and Murphy, A., 2021. Fundamentos de Fisiologia Vegetal-6. Artmed Editora.

Waheed, M., Yousaf, M., Shehzad, A., Inam-Ur-Raheem, M., Khan, M. K. I., Khan, M. R., … Aadil, R. M. (2020). Channelling eggshell waste to valuable and utilizable products: A comprehensive review. Trends in Food Science & Technology, 106, 78–90.


Wazir, A., Gul, Z. and Hussain, M. (2018) Comparative Study of Various Organic Fertilizers Effect on Growth and Yield of Two Economically Important Crops, Potato and Pea. Agricul- tural Sciences, 9, 703-717.

White, P.J. and Broadley, M.R., 2003. Calcium in plants. Annals of botany, 92(4), pp.487-511.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo